Para ter um bom RH na sua empresa é preciso que saiba de alguns pontos estratégicos, mas antes de falarmos sobre isso gostaria de te perguntar: Você conhece todos os setores de sua empresa?
Temos que pensar todos os setores da empresa de maneira estratégica, conhecer todos os departamentos e saber as características das pessoas que estão inseridas neles.
Mas como identificar se uma empresa necessidade de um RH?
Inicialmente o ideal é contratar uma empresa especialista no assunto, que irá executar todo o servido e planejamento estratégico para o RH, principalmente por ser expert no assunto. A contratação da empresa especialista em Recursos Humanos é boa, pois você poderá focar em deixar outros setores com processos ágeis para acompanhar as metas da empresa, sem falar também que os resultados serão incríveis.
Mas quais diretrizes o um bom RH deve seguir?
Iniciar o planejamento estratégico do RH é essencial. Nele você deve criar novos fluxos e desenhos de processos seguindo as melhores práticas e técnicas.
Começando pelos mais importantes, os que causam mais impactos, ou os que têm maior custo, como por exemplo: Recrutamento e seleção, Remuneração e Benefícios, Pagamento de Salários, e assim por diante. Aqui é muito importante saber de todas as necessidades da empresa, valorizar e priorizar os processos mais específicos.
Após implementar novos fluxos e remodelar os processos temos que montar nos procedimentos e políticas. De forma mais simples, procedimento consiste no passo a passo de como você deve proceder a algum assunto de RH. Devemos trabalhar a qualidade desde o início da carreira dos profissionais.
Um dos pontos mais importantes é descrever todos os cargos e funções.
Um bom RH deve ter descrito todos os cargos e funções da empresa. Toda empresa necessita de uma direção e organização das descrições de seus cargos. Todo profissional tem que saber detalhadamente suas atribuições, o que a empresa espera dele e até onde ele pode crescer na organização profissionalmente.
Também vai servir para discriminar quais as competências técnicas, comportamentais, formação necessária, cursos e assim por diante.
Lembrando que fazer a descrição de cargos é a base para implementação de todo processo de avaliação, remuneração, remuneração variável e para isso necessitamos entender como são exercidas diariamente todas as funções de todos os profissionais da empresa. Com isso a empresa será justa na implantação da tabela salarial para os colaboradores.
Agora vamos para um dos pontos que vejo como mais importante: Recrutamento e Seleção.
Devemos ter algumas atitudes que nos levem ao com recrutamento e seleção. Eles são:
- Procedimento de Recrutamento e Seleção;
- Rápido e Eficaz Fluxo de contratação;
- Equipe com experiência em entrevistas técnicas e comportamentais;
- Bigdata de currículos;
- Testes básicos para melhor avaliação dos candidatos;
- Check list de todo o processo de R&S;
- Pesquisa sobre o candidato;
- Faça um bom processo de admissão e um ótimo processo de integração.
Devemos sempre treinar e manter a segurança de nossos profissionais dentro de uma organização. Temos que acabar com essa ideia que treinamento é algo obrigatório. O papel de um bom RH é mostrar para os colaboradores que é sim importante ele se qualificar na área específica que ele atua. O treinamento, curso ou etc, vai agregar ao currículo dele e consequentemente melhorar o desempenho dentro de seu trabalho executado.
Aqui foram algumas dicas da importância que o RH tem dentro das empresas. Se quiser saber mais podemos conversar um pouco com você e te ajudar com os colaboradores de sua organização.