A inteligência emocional pode ser entendida como a capacidade de gerenciar emoções e no sentido de alcançar os objetivos. Seguindo isso, percebe-se a necessidade de aprender a lidar com fraquezas e limitações e vontade de atingir êxito em suas atividades.

O autoconhecimento é a parte fundamental para o processo do crescimento humano.  Reconhecer as inseguranças e frustrações é de grande importância para compreender os fatores que provocam emoções e administrar melhor esse sentimento. 

A inteligência emocional auxilia na diferenciação dos profissionais e garante um melhor rendimento, permitindo a formação de equipes de alta performance e ambientes de trabalho mais produtivos.

É certo que colaboradores que possuem Inteligência Emocional tragam benefícios para a empresa. Pessoas com essa capacidade, conseguirão separar assuntos pessoais de profissionais, sempre focando no trabalho, dessa forma não deixando emoções influenciarem no seu raciocínio.

Existem diversos benefícios em desenvolver a inteligência emocional no trabalho, dentre eles estão:

  • Melhora no controle das emoções no ambiente de trabalho, fazendo com que os colaboradores tenham controle emocional, facilitando a tomada de decisões.
  • Reduz o estresse: Isso é fundamental para um negócio, pois na rotina é preciso lidar com a pressão, conflitos e desafios, e nesse caso pode beneficiar a automotivação.⠀
  • Aprimora o relacionamento interpessoal e constrói habilidade de trocar experiência, estabelecendo respeito e empatia com os colegas de profissão.

COMO TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO:

  • Conheça as suas próprias emoções, saiba qual o impacto que elas têm no seu dia a dia e no trabalho. Mas isso não vale somente para o acontecimento que precedeu sua emoção, veja quais foram seus pensamentos até chegar nesse estado.
  • Desenvolva empatia com os companheiros de equipe, pois ao trabalhar esta habilidade você conseguirá lidar com conflitos com mais precisão e pode aprender a ouvir mais.
  • Lide com a pressão buscando pelas coisas que dão gosto ao seu trabalho. Encontre pontos positivos das experiências vazei esse Neves em frente toda essa tensão.
  • Desenvolva autoconfiança, destacando suas potencialidades e não deixe que questões abalem sua carreira. Leve os pontos negativos como aprendizado para aprimorar suas capacidades profissionais
  • Ter uma visão otimista é preciso buscar aprimoramento constante, permitindo que você se posicione como referência de liderança, sendo um ponto essencial de crescimento para sua carreira.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E EVOLUÇÃO PROFISSIONAL

Utilizar a competência comportamental e a inteligência emocional é necessária em todas as áreas de atuação e em qualquer ambiente de trabalho. Isso é bastante requisitado pelo mercado, pois há competitividade no mercado de trabalho, além de desafios, pressão por metas, prazos, redução de custos e otimização dos processos.

Gerenciar as emoções, permite uma visão mais ampla e estratégica na tomada de decisões, sendo eficiente na execução de tarefas tornando mais produtivo.

É importante que as competências dos colaboradores sejam reconhecidas, para que toda o desenvolvimento seja de maneira estratégica. Também é essencial acompanhar o desenvolvimento para que ele não se torne sujeito. As competências devem ser sempre bem direcionadas sempre que possível. 

Vale a pena investir na energia de mudança!