Parasaber o que é e como aplicar a cultura organizacional é necessário entender o que é. A cultura de uma empresa são todos os valores, crenças e missão que rege o estabelecimento. É pela cultura organizacional que conhece qual o posicionamento da empresa, como ela atende os clientes, como se diferencia dos concorrentes e mostra para a sociedade.

Para ter essa imagem estabelecida e seguida é feito um trabalho de formiga, construindo dia após dia e fortalecendo a ideia com todos os colaboradores, pois são eles que vão concretizar a cultura e fazer com que funcione. Portanto, conclui-se que a cultura organizacional precisa fazer sentido e ser coerente para a empresa, refletindo no comportamento de líderes, diretores e colaboradores.

Contar com um departamento de gestão de pessoas que faça essa integração é um passo importante para que a cultura organizacional não apenas tenha nome, mas, que seja uma prática que todos possuam. Com a Top Company, nós fazemos esse trabalho, estabelecendo os princípios, acrescentando o tratamento e a mudança para que os colaboradores se identifiquem com a cultura da sua organização.

Mas, por que é necessário ter uma cultura na sua empresa?

 Quando faz a seleção e entram novos colaboradores, é comum uma adaptação lenta e que precisa de ajuda para seguir o padrão da organização. Com uma cultura já estabelecida, o novo funcionário não encontrará dificuldade em saber o que pode ou não fazer, o que deve ou não ser feito, pois, observando os seus colegas facilmente ficará incluso na cultura.

Quando há uma troca de colaborador de uma determinada função e outro assume, o trabalho, na teoria, não muda e continua sendo feito da mesma maneira pois um sistema de cultura foi empregado e não altera de pessoa para pessoa, elas que se adaptam e fazem o sistema funcionar.

Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com os negócios, assim como uma cultura desorganizacional, pode acarretar problemas com produtividade, absenteísmo e rotatividade no ambiente de trabalho.

Como você pode implantar a cultura na sua organização.

A diretoria precisa entender que não será um trabalho fácil e rápido fazer todos pensar no mesmo proposito e trabalhar da mesma maneira em prol do nome da organização. Para isso é importante que a missão, valor e a visão seja clara e do conhecimento de todos. Mas, não adianta apenas ter, é preciso que se reflita no dia a dia da empresa que o colaborador consiga compreender e para além disso, que consiga fazer o que as propostas dizem.

A cultura da empresa, assim como a cultura da sociedade, é moldada e feita com o tempo. Aonde cada pessoa do estabelecimento pode e dever agregar um pouco, pois assim criam a partir da realidade e da própria vivência.

Para criar uma cultura organizacional forte não basta ter as pessoas certas no papel de influenciadores, um dos papéis fundamentais para isso é criar uma base inicial como visão, missão e valores, para dar direção ao time.

Seja como é a realidade da sua empresa hoje, é necessário avaliar a implantação desse sistema para beneficiar aos colaboradores que estão e que entrarão no seu estabelecimento. É a partir da cultura que a essência será determinada e o nome da marca fica registrado na sociedade, de forma positiva e agregando mercado para o seu empreendimento.