Mas afinal, o que é dinâmica em grupo?
A dinâmica de grupo é um sistema de comportamentos e processos psicológicos que ocorrem dentro de um grupo social (dinâmica intragrupo) ou entre grupos sociais (dinâmica inter- grupo). O estudo da dinâmica de grupo pode ser útil na compreensão do comportamento de tomada de decisão, engajamento da equipe, fortalecimento do grupo e fazer do ambiente de trabalho um local de amigável.
Essa prática pode não ser a favorita de algumas pessoas, e alguns gestores não a valorizam como se deve, mas as dinâmicas são peças fundamentais para garantir a interação. Isso porque o trabalho em equipe é essencial para empresas que buscam o sucesso.
O desenvolvimento em conjunto caminha lado a lado com os melhores resultados para uma organização. Uma empresa comprometida valoriza aqueles profissionais com boas habilidades de integração e que colaboram para o crescimento do grupo, e não somente o lado pessoal ou individual.
Quais os momentos que deve existir a dinâmica de grupo?
Não existe o momento certo ou o ambiente errado, existe o mais apropriado. E um desses momentos sem dúvidas é para integrar novos funcionários. Algumas organizações praticam dinâmicas ainda no processo seletivo, observando como é o comportamento e a interação com os demais. Como se trabalha em grupo e se sabe lidar com pressão.
Além da integração, as dinâmicas de grupo são utilizadas para desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar e promover conhecimento. Em momentos de crise, esse recurso também é de grande valia, sobretudo para a motivação das equipes.
Um time de vendas, por exemplo, pode se unir em torno de uma meta mensal para que seu entusiasmo e perseverança façam a diferença nos resultados. Dessa forma, a dinâmica serve como uma mola propulsora das diretrizes da empresa.
Mas, qual a importância das dinâmicas?
As dinâmicas de grupo podem mostrar que as qualificações técnicas de um candidato não são suficientes para que ele consiga uma vaga. Por mais que um candidato esteja preparado, com um currículo brilhante e formação boa, ele ainda assim pode perder a oportunidade de vaga caso não se expresse corretamente e demonstre suas qualidades durante uma dinâmica de grupo.
É daí que surge a necessidade e mostra a importância, isso porque as dinâmicas de grupo em empresas servem como parâmetros de comparação e avaliação a respeito das características emocionais e comportamentais dos candidatos. Algumas habilidades dos candidatos podem ser identificadas por meio das dinâmicas, especialmente aquelas que envolvem a capacidade de se trabalhar bem em grupo.
As dinâmicas de grupo são muito importantes em qualquer momento ou período, independentemente do ramo e setor da empresa. Em casos de poucas ou muitos funcionários, elas podem ser decisivas para enturmar e garantir a integridade de todos. Com todas essas informações, ficou mais fácil compreender a importância dessa prática, certo?
Acompanhe nossas redes sociais e saiba mais sobre processos seletivos e muito mais.